Seja bem-vindo(a) ao Bio Ed+. Hoje é

27/02/2019

A EVOLUÇÃO DA CÉLULA


As células que mudaram a terra

Algumas das células mais antigas da Terra são organismos unicelulares chamados bactérias. Registros fósseis indicam que montes de bactérias cobriam a Terra jovem. Alguns começaram a fazer seus próprios alimentos usando dióxido de
Bactérias
Bactérias são organismos unicelulares com uma
molécula de DNA circular e sem organelas.
carbono na atmosfera e energia que colhiam do sol. Este processo (chamado de fotossíntese) produziu oxigênio suficiente para mudar a atmosfera da Terra. Logo depois, novas formas de vida respirando oxigênio entraram em cena. Com uma população de vida bacteriana cada vez mais diversificada, o palco estava montado para que algumas coisas surpreendentes acontecessem.


A Teoria Endossimbiótica                                     

Existem evidências convincentes de que mitocôndrias e cloroplastos já foram células bacterianas primitivas. Essa evidência é descrita na teoria endossimbiótica. Como essa teoria recebeu esse nome? A simbiose ocorre quando duas espécies diferentes se beneficiam de viver e trabalhar juntas. Quando um organismo realmente vive dentro do outro, é chamado de endossimbiose. A teoria endossimbiótica descreve como uma grande célula hospedeira e bactérias ingeridas podem facilmente tornar-se dependentes umas das outras para a sobrevivência, resultando em um relacionamento permanente. Ao longo de milhões de anos de evolução, as mitocôndrias e os cloroplastos tornaram-se mais especializados e hoje não podem viver fora da célula.



É apenas uma teoria

Na fala cotidiana, as pessoas usam a palavra teoria para significar uma opinião ou especulação não necessariamente baseada em fatos. Mas no campo da ciência, uma teoria é uma explicação bem estabelecida, baseada em extensas experimentações e observações. As teorias científicas são desenvolvidas e verificadas pela comunidade científica e são geralmente aceitas como fato.


Mitocôndrias têm DNA

As mitocôndrias e os cloroplastos apresentam semelhanças notáveis com as células bacterianas. Eles têm seu próprio DNA, que é separado do DNA encontrado no núcleo da célula. E ambos os organelos usam seu DNA para produzir muitas proteínas e enzimas necessárias para sua função. Uma dupla membrana circunda as mitocôndrias e os cloroplastos, mais uma evidência de que cada um deles foi ingerido por um hospedeiro primitivo. As duas organelas também se reproduzem como bactérias, replicando seu próprio DNA e direcionando sua própria divisão.


Desenhando a História da Evolução

O DNA mitocondrial (mtDNA) tem um padrão único de herança. Ele é transmitido diretamente de mãe para filho e acumula mudanças muito mais lentamente do que outros tipos de DNA. Por causa de suas características únicas, o mtDNA forneceu importantes pistas sobre a história evolutiva. Por exemplo, as diferenças no mtDNA são examinadas para estimar quão estreitamente relacionada uma espécie é para outra.

Padrões de Migração
A análise do DNA mitocondrial de pessoas em todo o mundo revelou
 muitas pistas sobre os antigos padrões de migração humana.
Archaea: Modelos para Astrobiologia

As condições na Terra 4 bilhões de anos atrás eram muito diferentes do que são hoje. A atmosfera carecia de oxigênio e uma camada de ozônio ainda não protegia a Terra da radiação prejudicial. Chuvas fortes, raios e atividade vulcânica eram comuns. No entanto, as primeiras células originaram-se nesse ambiente extremo. Hoje, um grupo de organismos unicelulares chamados archaeabacteria, ou archaea, ainda prosperam em habitats extremos.

Astrobiologistas estão usando archaea para estudar as origens da vida na Terra e em outros planetas. Como as archaea habitam lugares antes considerados incompatíveis com a vida, eles podem fornecer pistas que melhorarão nossa capacidade de detectar vida extraterrestre. Curiosamente, a pesquisa atual sugere que archaea pode ser capaz de viajar no espaço por meteorito. Tal evento poderia ter semeado a vida na Terra ou em outro lugar.


Archaea
Archaea sobrevivem hoje em ambientes extremamente duros, como lagoas de sal  
evaporativo à beira do Great Salt Lake (acima) e asfontes termais ferventes
 do Parque Nacional de Yellowstone (à direita).






Texto traduzido e adaptado do site "Learn. Genetics" - Genetics science learning center". Postagem original disponível em:(https://learn.genetics.utah.edu/content/cells/organelles/). Acesso em 27/02/2019.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para contato, dúvida, sugestões e elogios. Envie seu comentário!!